O Índice de Fundos Imobiliários (Ifix), que reúne os fundos mais negociados na Bolsa, registrou queda expressiva nesta sexta-feira (17). Às 13h04, o recuo era de 1,41%, movimento influenciado pelo veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à isenção tributária para fundos imobiliários e Fiagros na nova reforma tributária.
O veto exclui esses fundos das exceções ao CBS e IBS, novos tributos que entrarão em vigor. Apesar disso, Marcos Baroni, da Suno Research, ressalta que o fim da isenção dos dividendos dos FIIs não está em discussão. Para ele, o impacto será gradual e mais significativo somente a partir de 2029.
Rodrigo Medeiros, da Desmistificando Research, acredita que parte do novo imposto poderá ser repassada aos inquilinos, mas pondera que nem sempre será simples ajustar os valores de locação.
Mesmo com as mudanças, especialistas descartam a perda de atratividade dos FIIs, já que outros investidores, como pessoas físicas, também serão impactados pela nova tributação. Segundo Danilo Bastos, da Ticker Research, o impacto máximo deve ser de 10% na receita dos fundos, e isso só deve ocorrer após 2032.
O secretário Bernard Appy justificou o veto com base em questões jurídicas, afirmando que não havia amparo constitucional para manter as isenções.
Descubra mais sobre Dinheiro News
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.